terça-feira, 30 de setembro de 2008

Bolo com recheio de abacaxí e cobertura de ganache branco


Massa (Cynthia)

2 xícaras de açucar, 3 xicaras de farinha de trigo, 6 ovos, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 200 ml de água, 100 ml de óleo.

Bata as claras em neve, junte as gemas sempre batendo, o açucar e continue batendo por uns 10 min. junte a água com o óleo fervendo bata rapidamente, tire da batedeira e junte a farinha com o fermento aos poucos misturando levemente. Coloque em assadeira untada ou forrada com papel manteiga e leve para assar em forno de 180 graus por uns 30 min.

Recheio: 1 abacaxí cortado em pedaços e cozido com 2 colheres de açucar.

Creme: 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de maizena, 1 colher (sopa) de baunilha.

Levar ao fogo mexendo até engrossar, tirar do fogo juntar o abacaxí e levar para gelar coberto com filme pvc para não criar crosta.

Calda: cozinhe as cascas de abacaxí com açucar, coe e use.

Cobertura - Ganache: 400 gr. de chocolate branco picado, 1 lata de creme de leite com soro, 1 colher (chá) de conhaque ou outra bebida.

Misture tudo e leve para derreter no microondas ou em banho-maria.

Montagem: Corte o bolo ao meio, regue com a calda de abacaxí, coloque o recheio, a outra parte do bolo por cima regue novamente com a calda e cubra com o ganache, enfeite com arabescos feitos com chocolate derretido.

2 comentários:

Rita Palita disse...

Edna,
Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

Te esperamos por lá.

Bjkas

Glau, Renata e Rita Palita

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com