domingo, 6 de setembro de 2009

5o. ANIVERSÁRIO DA NOSSA COMUNIDADE CULINARIA-RECEITAS




Neste sábado, 05 de setembro de 2009, fizemos o encontro para comemorar o 5o. aniversário da comunidade Culinária-receitas, mais uma vez foi um dia maravilhoso, rever as amigas e conhecer outras (0s), delícias então nem se fala, cada prato mais apetitoso que o outro, essa turma adora uma cozinha, voces nem imaginam o quanto aprendí nessa comunidade, quantas vezes me salvaram com dicas e truques essenciais e quantas vezes tambem tive a oportunidade de ajudar alguém com meu conhecimento.
Mauro Rebelo parabéns mais uma vez pela bela comunidade e pelo carinho, dedicação e companherismo que voce tem por tds nós.

Empadinhas de Palmito


Vou colocar aquí a minha receita salgada de maior sucesso, as empadinhas, faço elas há muitos anos, a receita é antiga, mas o sabor continua muito bom.

EMPADINHAS

700 gr. de farinha de trigo

300gr. de margarina

2 ovos

1 colher sobremesa de sal.

Misturar tudo, sem sovar muito a massa, abra com as mãos ou com o rolo cortando com um cortador, forre as forminhas, coloque o recheio, tampe com a massa, pincele gema de ovo e leve a assar em forno 180 graus por mais ou menos 30 min. ou até que estejam douradas

RECHEIO

2 vidro de palmito picado

2 tomate sem pele e sem sementes picado,

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picado e fritos

salsinha

sal

óleo

azeitonas sem caroço

farinha de trigo para engrossar

Refogue o alho, a cebola. junte os tomates picados, o palmito, o sal e por ultimo a salsinha picada, junte umas 2 colheres sopa) rasa de farinha de trigo, cozinhe um pouco, mexa bem tire do fogo, deixe esfriar e recheie as empadas.

Caponata de Beringela




Antepasto é o nome dado as entradas (petiscos) servidos antes do prato principal, ele pode ter muitas variações, mas a que mais gosto e faço sempre é a
Caponata de beringela.
2 beringelas cortadas em cubos (deixo para cortar por último para não escurecer)
2 pimentões verdes cortados em cubos
2 pimentões vermelhos cortados em cubos
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
2 dentes de alho cortados em rodelas e levemente dourados em azeite
azeitonas pretas ou verdes picadas
cheiro verde
orégano
sal, óleo
azeite
Modo de Preparar
Coloque em uma assadeira grande os pimentões, a beringela, a cebola, tempere na própria assadeira com sal, orégano e o óleo. Leve para assar, mexendo a cada 15 minutos para que fique bem assada, depois de assadas (esse tempo varia conforme o forno, o meu é elétrico e leva mais ou menos 1 hora, no forno à gás o tempo é maior) tire do forno coloque as azeitonas, o cheiro verde e o alho, regue com azeite e mexa bastante até ficar bem temperada, deixe esfriar e conserve em vasilha tampada. Eu coloco em potes como o da foto com 200 gr e vendo a R$ 3,00 cada um.